quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Economia em Casa.

Quanto você ganha por mês? Essa é uma pergunta fácil de responder, mas você sabe exatamente quanto você gasta por mês? E você é daqueles que acabam no vermelho?

Para se desenrolar, existe uma fórmula quase mágica: fazer um orçamento. "Na prática, é botar de lado o quanto você ganha e o quanto você gasta, para ver no fim o que sobra”.

Lápis e papel na mão para aprender a calcular seus gastos no mês.
- Morar
Morar, você tem que pensar primeiramente no aluguel, depois no condomínio, nas despesas que você tem dentro de casa para morar.
- Comer
Nós pensamos em um restaurante, mas o que pesa mesmo é supermercado, feira, açougue, padaria.
- Estudar
Além da mensalidade, aqui entra transporte, material escolar, livros e revistas. Vale a pena estudar na biblioteca pra não ter que comprar uma infinidade de materiais que podem ser usados apenas uma vez.

- Saúde
Temos que somar os seguros, mais médico, dentista e remédios.
- Vestir
Tem que ser classificada a roupa de homem, a roupa de mulher, a roupa das crianças e os calçados. Procure comprar quando houver liquidações.
- Cuidados Pessoais
"Não deixe para fazer quinta, sexta e sábado, porque nessas datas, todo o tipo de cuidado em salão é mais caro”.
- Ir e Vir
Marque os gastos de passagens de ônibus e metrô. Se você tiver carro: combustível, oficina e o seguro.
- Lazer
Inclua clubes, cinema, teatro e restaurantes.

O próximo passo agora é saber se os gastos com cada item do orçamento estão corretos. Para isso, existe um comportamento padrão do brasileiro. Quanto se deve gastar com cada item do orçamento?
Se começar , uma vez por semana, no mínimo, anotar tudo o que gastaram, quando chegar no fim do mês vocês vão ver que vão poder economizar muito mais cortando gastos que são supérfluos por não ter administração do orçamento.

Afinal tudo se movimenta em volta do dinheiro, e temos que estar prevenidos para situações inesperadas, fazer isso pode dar um pouco de trabalho, mas vale a pena porque economiza muito problema e dores de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário